Confira estas 15 dicas para viajar bem e seguro no Brasil e no exterior.
Para poder viajar é preciso dinheiro. Porém, engana-se quem pensa que para viajar é preciso sempre de muito. A indústria do turismo sempre oferece opções para todos os gostos e bolsos, informe-se. Seja criativo em suas viagens, programe o roteiro para que possa economizar onde é possível, reserve tudo antes para pagar menos, salvo raras exceções, viaje com mais alguém para poder dividir algumas despesas, etc.
Quem viaja deve saber que está sujeito(a) a problemas que podem mudar o seu humor ou mesmo prejudicar a viagem. A melhor forma para lidar com isso é conhecer os seus direitos enquanto viajante e fazê-los valer. Por isso, informe-se sobre as normas no caso de atraso ou cancelamento de voo, danos ou extravio de bagagem, problemas diversos com prestadores de serviços turísticos, etc.
Jamais compre um produto ou serviço turístico sem ter um comprovante por escrito e detalhado do que foi comprado. Durante toda a viagem estes documentos serão úteis para a execução dos serviços, obtenção de produtos, além de servir como provas no caso da necessidade de abrir processo judicial contra alguma empresa.
Seja sempre um turista consciente e bem educado. Lembre-se que os seus direitos terminam onde começam os dos outros. Nada de fumar onde não é permitido, tentar tirar vantagem própria cometendo infrações, jogar lixo pela rua ou em atrações turísticas, tirar fotos em locais proibidos, falar alto quando não é permitido, etc.
Acostume-se a programar a sua viagem. Informe-se sobre o destino, obtenha mapas, localize os principais pontos turísticos, anote telefones úteis, etc. Muita gente não gosta de planejar nada, mas acredite, você pode aproveitar muito mais a sua viagem, evitando riscos, economizando dinheiro e ainda por cima ganhando tempo.
Se a viagem for internacional, comece a preparar tudo meses antes da data marcada, para que haja tempo hábil, principalmente se houver a necessidade de conseguir o visto de turismo para o país de destino, tirar o passaporte brasileiro, obter o Certificado Internacional de Vacinação, providenciar a documentação exigida para crianças, etc.
Caso vá viajar para um destino internacional e não domine o idioma local, a dica é comprar um destes mini-guias de conversação para viagens, que estão à venda em livrarias. Nele você vai encontrar as palavras mais usadas, as frases mais utilizadas, enfim, ajuda muito a não se sentir perdido(a) em um país “estranho”.
Seja no Brasil, quanto no exterior, jamais carregue muito dinheiro consigo. Utilize sempre outras formas de pagamento como os cartões de débito ou crédito, que além de mais seguros, são muito práticos de usar. Caso vá usar cartão de crédito no exterior, informe-se antes no seu banco sobre as taxas cobradas e se é preciso desbloqueá-lo.
Os brasileiros têm a fama de serem muito comunicativos, amigos e fazer amizades rapidamente. Porém, todo cuidado é pouco para esta cordialidade não virar desrespeito. Alguns povos como os orientais não estão acostumados a beijos e abraços de pessoas estranhas. Por isso, aprender um pouco de etiqueta é sempre bom para não cometer gafes pelo mundo.
Jamais aceite transportar objetos para estranhos que te abordem cordialmente em aeroportos, estações de trem, rodoviárias, etc. Muitas vezes este esquema é adotado para fazer com que pessoas boazinhas transportem drogas e outros objetos proibidos, o que pode lhe trazer grandes problemas, até mesmo você ser preso(a).
Se você for viajar de avião, antes de arrumar a sua mala, acesse o site da companhia aérea em que vai voar e leia sobre as regras e franquias de bagagem permitidas. Lá você vai encontrar ainda outras informações úteis tal como documentação necessária para a viagem, regras de segurança, etc.
Em viagens de avião, crianças desacompanhadas, gestantes, idosos acima de 60 anos ou portadoras de alguma deficiência física devem comunicar este fato a cia aérea com antecedência mínima de 48 horas para o dia da viagem, para que a empresa possa preparar a devida assistência ao passageiro.
Não coloque objetos de valor na bagagem despachada. Acredite, quebras e furtos são mais frequentes do que você pode imaginar em uma viagem. Coloque estes objetos na bagagem de mão, que vai junto de você a bordo, seja em avião, ônibus ou trem. Todo cuidado é pouco com seus pertences de mão caso durma em ônibus e trens.
Caso pretenda viajar de ônibus, trem ou avião e precise transportar objetos como pranchas de surfe, equipamentos para esqui, bicicleta, móveis, eletrodomésticos, etc, informe-se na empresa prestadora de transportes sobre as regras para este tipo de carga, pois, geralmente estes itens não são considerados bagagem e podem ser taxados a parte.
Quem viaja sempre quer guardar recordações dos passeios e dos momentos que viveu em cada destino. Melhor que apenas tirar fotos para mostrar aos familiares e amigos, é poder compartilhar as experiências vividas, dar dicas, informar, etc. Que tal criar um diário ou um blog, onde você possa postar as fotos ou vídeos e ainda fazer os comentários que julgar necessários?
Sobre Dinheiro em Viagem
Como Organizar Uma Viagem
Dicas Sobre Viagem de Avião
Dicas de Bagagem Para Sua Viagem
Informações Sobre Documentos Para Viajar
A companhia aérea Latam opera voos diários para 115 destinos em 23 países, incluindo o Brasil. Acesse o site oficial abaixo para ver as promoções de passagem aérea.