Veja estas dicas de viagem em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos.
Dubai é um destino turístico ideal para quem gosta de praia, calor, compras e luxo.
Dubai é a cidade das obras faraônicas, shopping centers grandes, ilhas artificiais e futuristas e hotéis de luxo.
Um dos maiores destaques da cidade é o prédio do Burj Khalifa com 828 metros de altura, o maior arranha-céu do mundo. São 163 andares e no 124º andar, são 452 metros de altura, tem um deque de observação, que permite uma vista com alcance de até 95 km de distância, incluindo o Golfo Pérsico. Dentro dele fica o Hotel Armani. O ingresso custa AED$ 125,00. Se não quiser pegar fila, o bilhete custa AED$ 400,00. O complexo conta ainda com prédios residenciais, 5 hotéis e 2 shoppings centers.
O maior shopping center do mundo fica nele e se chama Dubai Mall.
Dica: se você for de noite, pode descer 2 pavimentos e aproveitar o visual no lounge do Restaurante Atmosphere.
Já o Hotel Burj Al Arab tem um formato de vela e é o único hotel 7 estrelas do mundo. Os hóspedes vem e vão para o aeroporto a bordo de rolls royces brancos da frota do hotel. Tem o Restaurante Al Muntaha no 27º andar, com vista para o mar e para os arranha-céus.
Não deixe de conhecer o Jumeirah Madinat, uma imponente construção que é um hotel-butique em estilo árabe. Tem ainda spa, campo de golfe, além de uma ampla área para as crianças brincarem.
Dica: no hotel tem um canal artificial no estilo de Veneza. Os turistas podem andar de abra, um tipo de gôndola que parte a cada 20 minutos. O tour leva em média 25 minutos, passa pelo Hotel Al Qasr Mina A’Salam e o Souk Madinat e custa AED$ 50,00.
O Souk Madinat é um bom lugar para comprar produtos artesanais, objetos de decoração, jóias e suvenires.
Jumeirah é o bairro conhecido como a Beverly Hills de Dubai. Lá estão o Burj e o Madinat.
O Jumeirah Beach Hotel tem formato de onda, marina própria e um parquinho de aventura para as crianças.
O Dubai Mall é o maior do planeta com 1.200 lojas, aquário com tubarões, rinque de patinação no gelo, cinema com 22 salas, Hotel The Address. Lojas de departamentos como Bloomingdale’s e Lafayette estão por lá. Tem ainda um mercado de ouro com centenas de vendedores.
O Mall of Emirates oferece grifes e restaurantes. A maior atração deste shopping é o Ski Dubai, uma pista de esqui enorme e com elevadores que levam até o topo.
O Souk Old Gold é um mercado aberto para quem procura jóias de ouro com preços melhores. Não se esqueça de negociar sempre.
Dica: evite visitar Dubai no mês do Ramadã porque quase tudo fecha. Em 2013 foi entre julho e agosto. Os restaurantes só abrem de noite. Você não pode fumar, comer e beber em público durante o dia porque é contra a lei islâmica, exceto nos hotéis.
A Mesquita Jumeirah é a mais bonita de Dubai. Quem não é muçulmano não pode entrar, a menos que ingresse em um tour guiado oferecido pela Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding. A visita dura cerca de 1 hora e 30 minutos. Para a visita não pode usar regata, saia, vestido, short e roupas decotadas. As mulheres devem usar sempre um véu sobre a cabeça e os ombros. Todos devem retirar os sapatos antes de entrar na mesquita.
O calor é muito forte em Dubai, até 50º C no verão de maio a setembro, por isso mesmo, passeio a pé só se for curto, nos bairros antigos que são menores como Bur Dubai e Deira.
O Museu Heritage Village é gratuito e mostra a história da indústria de pérolas. Dá par ver de perto o trabalho dos artesãos, tecelões e ceramistas.
Nos restaurantes próximo do rio os turistas podem tomar chá de menta e fumar narguilé.
O Museu de Dubai é um espaço que mostra como era a vida dos beduínos no deserto e tem a representação de um mercado souk tradicional.
O souk de especiarias e o souk de tecidos são imperdíveis. O souk de tecidos é o melhor lugar de Dubai para comprar roupas típicas e tecidos. Os preços são bons, mas você precisa pechinchar.
O The Palm são 3 ilhas artificiais em formato de palmeira. A primeira The Palm Jumeirah está pronta. Nela fica o Resort Atlantis, que tem um parque aquático chamado Aqua Venture e os túneis e labirintos subaquáticos chamado Lost Chambers.
Para se deslocar sem maiores problemas em Dubai, a dica é usar o metrô, os transfers dos hotéis ou os táxis.
Dubai é uma cidade islâmica, mas apesar deles seguirem as leis da religião, ela é a mais tolerante entre as cidades do Oriente Médio.
Saindo um pouco de Dubai, um passeio turístico muito procurado é uma excursão de uma noite no deserto. Os passeios são feitos com veículos 4X4 que percorrem as dunas e o areial. Dá ainda para passear de dromedário e praticar sandboard. De noite, é servido um jantar típico árabe e as luzes do acampamento se acendem.
O emirado de Ajman é o menor de todos do país. Lá fica um dos melhores resorts de praia chamado Kempinski. Lá tem um museu do século 16, com um acervo de artefatos domésticos, que mostram como os árabes moravam a 500 anos.
No emirado Sharjah tem mesquitas e casario centenário preservado. Vá até a bela Mesquita do Rei Faisal. Outro destaque é o Monumento Ittihad. O Museu de Arte Sharjah tem uma coleção de arte, joalheria e moda do Oriente Médio. No souk do emirado você encontra perfumes e essências. Por fim, conheça a Casa Al Noboodah, uma fábrica artesanal de pérolas.
Dicas Sobre Dinheiro em Viagem
Como Organizar Uma Viagem
Dicas Sobre Viagem de Avião
Dicas de Bagagem Para Sua Viagem
Informações Sobre Documentos Para Viajar
Se você está procurando voos de baixo custo para sua viagem pelo mundo, acesse o site internacional abaixo chamado LowCostAirlines. Nele você pode pesquisar preço de passagem aérea nas companhias aéreas de baixo custo, economizando muito dinheiro nas viagens. Se desejar ainda pode reservar junto sua hospedagem ou mesmo alugar um carro.