Veja 10 dicas importantes e informações úteis para quem viaja em cruzeiro marítimo nacional ou internacional.
1- Se você sofre de algum problema de saúde e faz uso regular de medicamentos, leve-os consigo a bordo, porque no navio você não deve encontrá-lo para comprar e além do mais, caso precise de atendimento médico a bordo, o serviço é caro e cobrado de você. Por isso, ter um bom seguro ou plano de assistência de viagem pode ser primordial neste caso.
2- Ao embarcar no navio de cruzeiro, o(a) hóspede recebe um cartão de consumo da própria empresa, que deverá ser guardado com cuidado e utilizado para todas as compras e consumo que você tiver dentro do navio. Para garantir o pagamento destas despesas, o navio vai exigir um depósito em dinheiro na sua entrada na navio ou um cartão de crédito internacional, que será pré-autorizado para assegurar que haja limite de crédito disponível para uso.
3- Diariamente, você recebe em sua cabine um diário de bordo, que traz toda a programação de atividades e refeições do navio naquele dia. Leia com cuidado para poder se programar e não perder nada. Estas mesmas informações estão disponíveis no sistema de vídeo, na televisão da sua cabine.
4- Nos portos de escalas do navio, você tem total liberdade de comprar os passeios oferecidos pela própria empresa de cruzeiros ou fazer as suas atividades por conta própria, porém, fique muito atento(a) ao horário marcado para retorno ao navio, para não correr o risco de perder a continuação da viagem.
5- Dependendo do país onde você vai fazer o cruzeiro marítimo, a venda de bebidas alcoólicas no navio está restrita aos maiores de 21 anos. Na costa brasileira, se você tiver entre 18 e 20 anos e quiser tomar bebida alcoólica, recomendo pegar antecipadamente uma autorização por escrito dos seus pais ou responsável para que o consumo seja permitido a bordo. Esta regra pode mudar conforme a empresa de cruzeiros escolhida.
6- Todo navio de cruzeiro adota um código de conduta para seus(suas) passageiros(as). Recomendo ler com cuidado todas as regras para não ser surpreendido(a) mais tarde com multas caras cobradas em seu cartão de crédito ou mesmo com a sua explusão do navio.
7- Na última noite do cruzeiro marítimo, faça as malas e deixe-as na porta de sua cabine, do lado de fora, antes da meia-noite. O camareiro passará recolhendo toda a bagagem mais tarde. Você receberá antes etiquetas coloridas para serem colocadas nas malas, preencha cada uma com seus dados pessoais. Nunca coloque os seus objetos de valor ou frágeis nestas malas, mas apenas na sua bagagem de mão, que você leva consigo. A cor da etiqueta de sua bagagem determina o horário em que você deve desembarcar do navio e onde deve retirar sua bagagem. Na sua cabine do navio tem uma televisão, onde você pode assistir a um vídeo com as instruções sobre o desembarque.
8- A corrente elétrica no navio de cruzeiro pode ser de 110V ou 220V. Ao entrar na cabine, pergunte sobre isso ao camareiro, para não correr o risco de ligar equipamentos errados, causando um princípio de incêndio ou queimar seus equipamentos eletrônicos. Todas as cabines costumam ter secador de cabelo. Lembre-se que ferro de passar roupa e som com amplificador não serão permitidos no navio.
9- Todas as cabines do navio contam com cofre. Use-o sempre para guardar dinheiro, jóias, documentos, celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, notebooks, entre outros objetos de valor, quando não estiver dentro da cabine.
10- Usar telefone celular, internet ou fazer ligações telefônicas de dentro da cabine do navio custam muito caro, por isso, quando embarcar no navio, esqueça estas facilidades e aproveite a sua viagem a bordo, ocupando seu tempo com outras atividades.
Dicas Sobre Dinheiro em Viagem
Como Organizar Uma Viagem
Dicas Sobre Viagem de Avião
Dicas de Bagagem Para Sua Viagem
Informações Sobre Documentos Para Viajar
A Costa Cruzeiros é uma companhia de cruzeiros italiana. A Costa Cruzeiros é a primeira companhia marítima dedicada a cruzeiros com sede na Itália e a quinta no mundo. Visite o site oficial e veja os roteiros de cruzeiros marítimos.